Aplicação do Cilindro Hidráulico

Basicamente um Cilindro Hidráulico trabalha para transformar a potência do sistema hidráulico em força.
Ele também é chamado de motor hidráulico linear, ele é empregado em diversos sistemas de máquinas articuladas.
No cilindro fica inserido o pistão, e o movimento do pistão é feito com a entrada e a saída de óleo no cilindro, tudo comandado por válvulas e sistema de comando.
O óleo ou fluido hidráulico, é pressurizado por um conjunto de bomba e motor elétrico ou diesel.
As partes de um cilindro são as seguintes:

Basicamente temos: haste, guia da haste, vedação da haste, êmbolo, conjunto de vedação do êmbulo, anel raspador, flange dianteiro, conexão, cilindro, câmara da haste e câmara do êmbulo.

Tipos de cilindros hidráulicos

Existem duas classificações, os de simples efeito, que retornam por gravidade ou mola; os de duplo efeito ou ação, que são mais comuns e os telescópicos que contam com duas ou mais hastes, uma dentro da outra. outro meio de classificar esse mecanismo é por meio do seu diâmetro. Desse modo o diâmetro dos tubos e hastes são escolhidos conforme a força final que se deseja obter par um determinado trabalho.
Ai vem um pouco da ciência do equipamento. Essas informações são importantes porque a força a ser exercida pelo cilindro hidráulico é resultado da multiplicação da área do cilindro pela pressão da bomba (F = P x A). Para seu funcionamento e uso os cilindros são fixados em suas duas extremidades, seus pontos de fixação dependem do equipamento ou dispositivo onde serão usados.

Onde são usados

Os cilindros hidráulicos são usados em diversos equipamentos, ferramentas e máquinas, geralmente no setor industrial que precisam de muita força aplicada, como por exemplo seu uso em retroescavadeiras.
Também são aplicados na agricultura e no setor rodoviário, em casos que se precise de aplicação de força, em casos que se precisa de maior velocidade, são usados os cilindros pneumáticos.
Máquinas como empilhadeiras, braçadeiras, medidores, guindastes de caminhão, carregadores, equipamentos de construção, mineração e equipamentos florestais, isso os de leve a médio porte.
Os modelos para trabalho pesado servem para prensas pesadas, como aquelas usada pela SINOBRAS para prensar metal, plataformas móveis, escavadeiras e dozers, além de equipamentos de construção e mineração de grande porte, já os cilindros telescópicos são aplicados em plataformas de levantamento e empilhadeiras com caminhões montado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixas de Redução